terça-feira, 14 de maio de 2013

Atletas africanos

Usain Bolt


 
 
Usain  Bolt  é um atleta jamaicano, considerado por muitos
jornalistas e analistas esportivos como o maior velocista de todos os tempos. Bicampeão olímpico e mundial, além de ser o detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, bem como no revezamento 4 x 100 metros, é o único atleta na história bicampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos de forma consecutivas.













Oscar Pistorius

Oscar Pistorius é o primeiro atleta olímpico e paraolímpico da história a competir de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes em nível mundial e olímpico. É conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono.
 
A sua participação em Pequim 2008 foi rejeitada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo por considerar que as suas próteses lhe conferiam vantagem sobre os demais atletas. O atleta recorreu da decisão e em Maio de 2008 o Tribunal Arbitral do Esporte revisou a decisão. Entretanto, Pistorius não conseguiu obter a marca mínima que lhe exige a Associação Internacional de Federações de Atletismo para correr na prova de 400 metros.
Em 1 de Setembro de 2011, ele competiu com atletas não deficientes em prova oficial válida pelo campeonato mundial de atletismo em Daegu, alcançando a fase semi-final nas prova de 400 metro rasos e no revezamento 4x100.
No dia 4 de Agosto de 2012 em Londres, Inglaterra, se tornou o primeiro atleta paraolímpico, a disputar uma Olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais, alcançando a classificação para as semi-finais dos 400 metros rasos.
No dia 9 de Agosto de 2012, juntamente com a equipe de revezamento 4x400m da África do Sul, se classificou para a final da modalidade nas Olimpíadas de Londres em 2012.
A 14 de Fevereiro de 2013 foi detido por suspeita de matar a sua namorada, Reeva Steenkamp com quatro tiros. Informações preliminares afirmam que Pistorius teria confundido a modelo com um invasor. No dia 18, a justiça do país revelou que o atleta poderia pegar prisão perpétua.


Didier Drogba

Didier Yves Drogba Tébily , ou simplesmente Didier Drogba (Abidjan, 11 de março de 1978), é um futebolista marfinense que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Galatasaray, da Turquia.
Grande ídolo do Chelsea, ganhou importantes títulos pela equipe, mas recentemente deixou o clube para atuar no futebol chinês atraído por um dos maiores salários do futebol mundial. Seus principais atributos são: força física, habilidade no ar e poder para manter a posse da bola.
 
Drogba é considerado um dos melhores atacantes e jogadores em atividade no mundo. É também a estrela maior do futebol de seu país natal, a Costa do Marfim. Drogba é especialista em cobranças de falta, apesar de ser um centroavante.


 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Melhor cantor africano

Em 2007, o jornal “The Independent” publicou a lista dos 50 melhores artistas africanos. Os eleitos foram selecionados por um painel de ilustres intelectuais africanos. Selecionamos o melhor músico presente nessa lista que é o cantor YOUSSON N'DOUR  e agora estaremos falando um pouco mais sobre esse cantor.

YOUSSOU N’DOUR (Senegal)
 

 
Youssou N'Dour (nascido em 01 de outubro de 1959) é um cantor senegalês, percussionista, compositor, compositor, ator ocasional, empresário e um político. Em 2004, a Rolling Stone descreveu-o como "talvez o mais famoso cantor vivo" no Senegal e grande parte da África. Desde abril de 2012, ele tem sido Senegal do ministro de Turismo e Cultura.

 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xHWH-bvdoa0









Economia africana

A economia da África consiste no comércio, na indústria, e nos recursos dos povos da África. A África é o continente mais pobre do mundo. Embora algumas partes do continente tenham conseguido ganhos significativos nos últimos anos, dos 175 países revistos no relatório humano de desenvolvimento de 2003 das Nações Unidas, 25 das 53 nações africanas foram classificadas como tendo o mais baixo nível de vida entre as nações do mundo. Isto é em parte devido a sua história turbulenta. Desde o século XX, com a descolonização da Africa, a corrupção e o descaso das autoridades contribuíram para empobrecer a economia da África.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Estilos musicais africanos

A música da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente . Embora não haja distintamente música pan-africana, não são comuns formas de expressões musicais, especialmente no interior das regiões.
Segundo o etno musicólogo Alan P. Merriam (1923 - 1980) a música do Norte de África e partes da região do Saara, têm uma ligação à música européia e oriental mais que da metade da África sub-saariana que de certa forma deu inicio influenciando e sendo influenciada por variados estilos musicas tais como samba, blues, jazz, reggae e rap inspirados nas tradições africanas dos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo em relações comerciais, com retorno de escravos livres e comerciantes.

Cultura africana

    A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.
    Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:
- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo.
- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados.
- A culinária recebe grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, etc.